http://espacodorh.blogspot.com/p/oportunidades.html

domingo, 22 de maio de 2011

Lições práticas para desenvolver talentos


Num mercado em que os profissionais estão cada vez mais capacitados e se preparando para enfrentar as exigências da alta competitividade, as organizações estão preocupadas em encontrar talentos para compor suas equipes e os empreendedores são orientados pelos especialistas a investir no seu próprio talento. Mas, afinal, o que é talento?

E, mais importante: como identificar um talento? Esta palavra tem origem na Grécia antiga, era a unidade da moeda romana.
Sabia-se o quão rico era um romano pela quantidade de talentos de ouro e prata que possuía. Era também o dinheiro utilizado na época de Jesus Cristo.

Quem tem formação religiosa deve lembrar-se da parábola dos dez talentos, em que um senhor os distribui entres três servos orientando-os para cuidar bem da riqueza dele durante o tempo que estivesse fora. Ao retornar, o senhor considera bom o servo que trabalhou e multiplicou os talentos e ruim aquele que, por medo, enterrou as moedas até o retorno do dono delas. Adaptada ao mundo dos negócios, a moral da história é: talento é um valor que deve ser utilizado para gerar mais riqueza e não ficar escondido, principalmente, por medo. 

Quando a palavra talento passou a ser usada para identificar uma condição humana referia-se a um dom. Mais especificamente, diz respeito a uma vocação artística ou a alguma ação que a pessoa realiza com facilidade.


Temos muitos exemplos de brasileiros talentosos: a jogadora Marta, o violonista Yamandu Costa, a bailarina Ana Botafogo, entre tantos outros famosos ou anônimos.

Na internet, encontra-se a palavra definida como a habilidade extraordinária de algumas pessoas para realizar suas atividades diárias, ao ponto de merecerem uma honra especial por seus feitos. Trata-se de um dom que acaba por multiplicar o valor atribuído ao que é executado, seja um quadro ou uma bela jogada. A partir daí, o significado de talento pode ser estendido ao mundo empresarial. 

Dentro do contexto corporativo, podemos ressaltar quatro elementos fundamentais sobre como e por que é importante atrair talentos para o seu negócio. São eles:
  • Habilidade extraordinária: algo que se sabe fazer e que difere o indivíduo dos demais dentro de uma mesma competência. Para isso, é preciso praticar, realizar diariamente a tarefa, ou seja, treinar, treinar e treinar para ser o melhor.
  • Vocação: mais do que um dom, é sentir prazer com o que se faz. Isso compensa o sacrifício, motiva. Ao olhar do outro, pode parecer fácil executar um plano ou ação, mas, independentemente de ser uma habilidade nata ou não, é preciso gostar do que se faz.
  • Multiplicar o valor: não ter medo, arriscar, acreditar que é possível e que todos podem se beneficiar de sua atuação. Para isto, é preciso fazer diferente, ousar, surpreender. 
  • Admiração e reconhecimento: ter algum diferencial, uma marca pessoal pela qual será lembrado e admirado.
Você consegue identificar estes elementos em pessoas que considera talentosas no mundo dos negócios?

O próximo passo é descobrir seu próprio talento, investir e se tornar uma pessoa empreendedora. O talento deve ser algo parecido como o toque de Midas, o rei da mitologia grega que transformava em ouro tudo o que tocava.

É isso que se procura hoje entre os empreendedores. Muito além se sua especialidade técnica, ele é avaliado por sua competência profissional, sua capacidade de potencializar e otimizar o que existe de forma inovadora, produzindo algo desejado e admirado pelo mercado.


----------------------------------------------------------
Mara Sampaio é psicóloga e especialista em cultura empreendedora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe com cometários, suas experiência são muito importante para nós!

Siga-me no Twitter

Follow RHRegiane on Twitter

O que você gostaria de ver no site?