http://espacodorh.blogspot.com/p/oportunidades.html

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Você sabe autogerenciar a sua carreira?

Quer atingir uma meta profissional? Autogerencie a sua carreira!

Você sabe aonde você quer chegar na sua carreira profissional?

Essa pergunta deveria pautar o planejamento de um profissional para o futuro constantemente. Mas as pessoas têm dificuldade de pensar nisso, por diversos fatores, algum deles são pela excessiva exigência da rotina ou mesmo por falta de percepção da importância desse processo.
Por diversos aspectos, muitas pessoas deixam de pensar e planejar metas e objetivos ligados a sua carreira. Posso dizer que uma das principais dificuldades identificadas entre os profissionais para trabalhar a ideia de planejamento de carreira é a organização. Tanto do seu tempo, quanto das suas prioridades, para que ele pense no que almeja daqui alguns anos.
Para promover o autogerenciamento de carreira, são necessários três pilares que devem ser avaliados pelo profissional, que podem contribuir para definir melhor suas oportunidades e possibilidades de atuação.
  • Empregabilidade – É quanto o currículo do profissional está sendo desejado e o que o mercado está exigindo neste momento para as vagas formais. Para avaliar este quesito, o profissional deve avaliar suas próprias competências, verificar a demanda de vagas do mercado em sua área, o que elas exigem com relação a conhecimento e perfil, e aí trabalhar o currículo e sua atuação dentro dessa perspectiva.
  • Trabalhabilidade – Trata-se do pensamento sobre como oferecer as competências e capacidades técnicas no mercado através de outras formas, além do emprego convencional. Vale, nesse caso, o pensamento empreendedor, também como docente, cooperado, consultor e outras formas de propor suas atividades dentro do mercado, além do próprio emprego convencional.
  • Sonhabilidade – Esse conceito, trazido pelo especialista em coaching Arthur Diniz, diz respeito à capacidade em ter sonhos e buscá-los. Nesta análise, o profissional deve analisar suas motivações internas, onde gostaria de estar no futuro, o que o faz feliz e realizado profissionalmente, e quais as divergências entre o seu atual momento e suas aspirações.
Pude observar que muitos profissionais esperam que essa avaliação sobre o futuro profissional seja feita pela empresa onde atuam, e essa análise fica para depois, ou sequer é realizada.
Dentro da realidade onde esse profissional está atuando, ele deve tomar a rédea do planejamento e gerenciamento da carreira.
Um ponto muito importante é não cair em “armadilhas” como por exemplo, moldar seu perfil e projeto profissional somente para atender um mercado aquecido em um determinado momento pode ser uma estratégia falha, já que o mercado está mudando cada vez mais rápido, e o conhecimento mais amplo, que inclui diversos assuntos, é bastante valorizado pelo mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe com cometários, suas experiência são muito importante para nós!

Siga-me no Twitter

Follow RHRegiane on Twitter

O que você gostaria de ver no site?